Os 7 Corpos Sutis – Quartenário Inferior [Pt. 1/2]

O que são corpos sutis? São as dimensões coexistentes em nosso ser. Podemos dizer que são “camadas de informação”, as “camadas da cebola”, pois cada uma delas carrega um tipo de dado e é responsável pelo seu funcionamento e distribuição.

O quartenário inferior é composto pelos 4 primeiros corpos: físico, duplo etérico, astral e mental inferior.

Corpo físico (1) – É a casa da manifestação, o veículo que carrega as informações materiais para dar suporte ao ideal da manifestação. Aglomerado de moléculas e tecidos. É a roupa da manifestação.

Corpo duplo etérico (2) – Também chamado de vital ou energético. Tem a mesma forma do corpo físico (algumas doutrinas chamam de perispírito), porém possui menor densidade que o corpo anterior. Sua principal função é passar as irradiações dos outros corpos para o corpo físico (emoções, pensamentos, dores, etc) e vice-versa. É o intermédio do que consideramos físico e material, com o que consideramos energético e sutil. É ele que anima o corpo físico, principalmente através dos chakras. Para entender melhor o que ele faz, pensem no corpo que vemos no velório, dentro do caixão. Aquele é o corpo físico. Quando olhamos pra ele, conseguimos perceber que falta o ânimo, a expressão, não sentimos o calor, a anergia. Toda essa ausência é causada pelo desfazimento do corpo duplo etérico, o que impede que qualquer informação chegue até o corpo físico, que agora, é inerte.

Corpo astral (3) – Corpo que carrega todas as informações a respeito de emoções e sensações e é responsável por detectar esses fenômenos na manifestação. Ou seja, é o corpo que percebe e processa a dor, sente frio ou calor, percebe o medo, a angústia, a frustração, a alegria. E, antes que você pense que a função de perceber frio, dor etc é do corpo físico, te pergunto: quantas vezes você achou algum hematoma pelo corpo, e não se lembra sequer de ter sentido dor? Isso acontece porque sua consciência não estava no corpo astral, provavelmente, estava no mental, e assim não recebeu ou percebeu a informação recebida no corpo físico.

Corpo mental inferior (4) – É o corpo que carrega a compreensão, os instintos humanos, a mente racional. Esse corpo é aquele que consegue “viajar” sem sair do lugar. É o corpo onde está a capacidade de planejar, sonhar, criar possibilidades, verificar no “arquivo” o que faz sentido lógico e racional, o que pode ser alcançado ou o que é ‘irreal’. É onde está localizado o Ego (no sentido de individualização do todo, e não de prejudicar alguém por só pensar em si mesmo). O Ego é todo o sentido de ser individual, de ter suas próprias características, personalidade, necessidades, de ser separado de um todo e ser único e essencial.

Esse é o quartenário inferior. Na próxima semana, falaremos da tríade superior e suas características. Ah, e não deixem de se inscrever no canal do YouTube para acompanhar os temas! Até mais 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: